Na continuidade de nossas matérias sobre o Spa Day, entrevistamos o médico termalista Celso Marques, especialista em crenoterapia, a ciência do uso das águas termais para fins medicinais.
Em que medida podemos afirmar que um Spa Day pode ser eficaz como instrumento de cura do indivíduo?
Na medida em que as dificuldades impostas pelo dia a dia como condições de trabalho, ambientes insalubres, dificuldades financeiras entre outras e inerentes a cada indivíduo, acarretam uma diminuição de acesso aos indivíduos ao lazer e ambientes de bem estar. Várias estatísticas apontam que indivíduos que trabalham nos grandes centros sem a oportunidade de estar por um período do ano de trabalho em férias, encabeçam as listas de portadores de doenças comuns como hipertensão arterial, diabetes, insônia, cefaleias crônicas, crises alérgicas e evoluem para os campeões em infartos do miocárdio e câncer. Outros estudos revelam uma tendência contrária nos indivíduos que tem acesso a períodos de descanso e férias. Portanto um novo conceito em ascensão no período inter e pós pandemia se refere ao fato de que esse período de descanso/férias deverá ser aproveitado ao extremo no sentido de recuperar o corpo e a saúde psíquica (digo o componente psíquico e interior) para que se possa proteger ao máximo dessas armadilhas que levam a doenças quando em atividade no trabalho. O spa day faz parte dessa ideia de aproveitamento de um período de recuperação, oferecendo atividades no sentido de promover saúde.
O autocuidado, o relaxamento podem atuar como medida preventiva ao desenvolvimento de enfermidades? Quão relevante pode ser essa busca para a manutenção da saúde?
Toda atitude de promoção de saúde, de busca pela saúde, sempre deve partir do próprio indivíduo. Cada indivíduo tem um conceito próprio de seu estado de saúde e tem múltiplos canais de internet que pregam o autocuidado na questão alimentar, na questão física e psíquica. Alimentos ricos em gorduras e açucares quando utilizados em excesso podem provocar doenças digestivas, cardíacas, renais e vasculares. Exercícios físicos, alongamentos e relaxamentos estão no top das prescrições médicas atualmente e podemos também citar ambientes musicais com aromas, cores e temperaturas ajudando no suporte psíquico, como yoga e meditações.
Qual a forma ideal de se trabalhar os campos físico, mental e emocional em um Spa Day? Eles podem ser trabalhados de forma separada ou relacionada?
Um spa completo compõe uma série de atividades e podem começar com um café da manhã típico de cada spa e terminar o dia com um lanchinho agradável. Durante a permanência o usuário terá a sua disposição uma gama de propostas que podem ser usadas em ambiente totalmente silencioso ou com música ambiente, pode também fazer uma massagem relaxante antes de um banho de imersão quentinho, tudo isso degustando um refrescante suco em ambiente em que a cromoterapia atua como pano de fundo. Concluímos então que cada indivíduo poderá formar sua estadia da forma que for mais conveniente de acordo com seus costumes e rotinas.
Quanto eficiente pode ser essa quebra na rotina e esse retiro da pessoa para uma vida mais saudável?
Existem alguns conceitos relacionados a estudos do efeito férias, ao indivíduo plenamente ativo, que revelam que as pessoas levam de 3 a 4 dias para que seu estado psíquico, físico e social estejam moderadamente em férias e o pleno estado de férias após 10 dias. Podemos afirmar com muita certeza que a atividade laboral gera um trauma nas pessoas ao ponto de muitos terem medo de sair de férias. Outros tentam limitar ao máximo esse período que foi criado para uma recuperação. O retiro, a mudança de ambientes, a mudança de rotina alimentar, o convívio com familiares, o convívio com pessoas que estarão com o mesmo propósito, a busca pela saúde, acesso a paisagens e aromas florais, aromas vegetais, o ar fresco, enfim, com toda certeza vai estimular a produção de substâncias orgânicas que promoverão muita saúde.
Como o indivíduo que busca por um Spa Day pode agir na manutenção em sua vida dos benefícios alcançados em um dia ou mesmo uma temporada em um Spa?
Essa questão depende do motivo pelo qual a pessoa procura o spa. Se o motivo for um relaxamento de final de semana, uma recomposição rápida, essa resposta estará escorada nas atividades do spa e o que tem para oferecer, para que no próximo final de semana o usuário retorne para novas atividades. Quando o motivo está relacionado com uma patologia qualquer que encontra melhora do quadro através das atividades relacionadas ao spa e ao termalismo, dependerá da patologia e dos protocolos de tratamentos. Porém ao longo dos últimos 20 anos atuando como médico termalista da estância hidromineral de Águas de São Pedro, no estado de São Paulo (a Estância possui uma água minero medicinal classificada como a segunda do mundo em teor de enxofre, fonte da juventude, e faz inúmeros tratamentos desde doenças de pele, doenças respiratórias e, principalmente, dores reumáticas e ortopédicas não reumáticas), pude observar que as manutenções de tratamento ocorrem quando no retorno dos sintomas indesejados nas formas leves (essa é uma orientação do spa em Águas de São Pedro) e em outras experiências com outros colegas e spas que também observaram essa tática. Com relação ao spa day ou spa de final de semana reserva o critério e as conclusões de cada um.
Há estigmas de que quem busca por relaxamentos e tratamentos são pessoas “doentes”. Como pode-se trabalhar na mudança e percepção social de que, na verdade, essa busca como a ida a um Spa Day não se relaciona necessariamente a uma enfermidade física ou mental, mas a um olhar para dentro de si?
Na Europa estudos revelaram que para cada 1 euro investido em termalismo e práticas de spa a saúde europeia economizaria 5 euros em custos de doenças crônicas e psíquicas. Existem inúmeros trabalhos publicados, inclusive em teses de mestrado e doutorado abordando o tema de se promover saúde em vez de ter que trata-la. O ser humano não está livre do envelhecimento e ainda ninguém consegue revertê-lo. Baseado nisso você pode envelhecer de uma forma saudável ou não! Um sofá e uma tv certamente não o conduzira a melhor forma de envelhecer, porém quando você começar a ter dores devido ao tempo prolongado de tv e suas articulações estiverem rígidas a ponto de você andar com dificuldade, aparecerá um profissional que recomendará entre outras coisas uma estadia em Amsterland.