Passaportes

Compre aqui

Contato

(55) 3242-5000

Passaportes

Compre aqui

Contato

(55) 3242-5000

Spa Day: cuidado consigo, equilíbrio na vida

Até fevereiro de 2020 nosso ritmo era acelerado. Rotina apertada, agenda lotada, correria para todo lado. Mesmo que essa rotina não fosse lá tão cheia, nem sempre dispúnhamos de tempo para conosco. Pouco tempo para dar conta de tudo ou nenhum tempo para dar conta de nós mesmos. E, de repente, uma parada brusca, uma parada forçada, um chamado ao recolhimento, ao confinamento. Nos meses iniciais após a chegada Covid-19 no Brasil viver se resumiu ao essencial, como a ida ao mercado, à farmácia, ao posto de combustíveis. Mesmo com a liberação gradual das atividades rotineiras pelo país com as devidas restrições e o retorno ao trabalho, nem sempre realizado in loco, mas intermediado pela tecnologia com o fortalecimento do home office, ficamos limitados em nossos movimentos. Um novo tempo se abriu, um tempo para o olhar para dentro de si, para ver como a vida estava, está e estará depois que a pandemia passar.

O ser humano, mais do que nunca, voltou a estar no centro de suas próprias atenções. Antes eram as atividades, os afazeres, o mundo que estava no foco. Agora, nossa vida tornou-se um espelho de nós mesmos. Quem somos? Qual nosso propósito? Refletir sobre si, sobre comportamento, atitudes, escolhas, sobre nosso caminho como um todo virou rotina. Como a reflexão por si só nem sempre basta, lançamos mão de diversas estratégias para dar conta da nova vida. Escutamos mais música, cozinhamos mais, cuidamos mais da casa, lemos mais livros, assistimos mais televisão ou mesmo ficamos ainda mais tempo nos smartphones. Mas será que esses recursos de que nos cercamos são suficientes para dar conta do “eu”?

Nunca antes na história das últimas décadas ou mesmo neste meado de século o autocuidado se fez tão necessário.  Porém, atenção: autocuidado não é passatempo, mas um olhar para dentro de si. E é justamente isso que um Spa Day proporciona. Um “break”, uma pausa na rotina para o revigoramento do ser humano, para seu fortalecimento. É aquele momento de um “autocentramento”. É quando, como nos diz a terapeuta Patrícia Barros, colocamos em ordem todas as emoções vividas neste período, e também aquelas emoções que ainda estamos vivendo. É a acomodação, o tranquilizar. Mas não para por aí: o ajuste no campo emocional e mental que o Spa Day proporciona pode se transcrever na tomada de um novo caminho, de se ter uma nova consciência do que realmente a gente quer. Nos desconectamos da rotina de forma desconstrutiva, assim tensionamos o vivido como que colocando em xeque nosso mundo de modo avaliativo, crítico e potencialmente inovador. Despertamos a consciência do que se é, como afirma Patrícia Barros, e ao fazer essa parada fizemos um lugar para si dentro de si.

Inevitavelmente que o cuidado consigo tende a extrapolar o âmbito individual e alcançar a esfera das relações com o próximo, o âmbito interpessoal. Como comenta Patrícia Barros, “quando se está bem consigo se está bem com o outro”. Em tempos de confinamento, de reclusão, em que nos afastamos do mundo, porém ficamos mais próximos da família, as tensões nas relações mais íntimas podem aumentar. Por isso, há esse benefício do Spa Day não apenas para quem o realiza, mas também para quem gravita em torno da pessoa que fez essa busca, que se proporcionou esse relaxamento, essa terapia. “Quando fazemos um cuidado interno e se permitindo também ser cuidado através de uma massagem, de uma atividade física, é claro que vai melhorar a relação com o outro. É claro que depois desse retiro vamos ter maior tolerância com o outro”, ressalta Patrícia Barros.

Então, em tempos de pandemia, de reclusão, de realização do essencial nesses tempos tão avessos ao que vivíamos, o Spa Day se coloca também como um momento muito importante para quem busca se fortalecer e se cuidar de forma a que o olhar para dentro de si possa se refletir em uma vida com a mente tranquila e as emoções equilibradas em uma época tão inusitada como a que estamos passando.